Buscar
  • Flavio Peres

Conflito ou complemento de gerações? Os desafios do Líder 4.0



Você provavelmente já ouviu falar em geração Y (também chamada de Millennials) - pessoas nascidas na década de 80 e que hoje estão com aproximadamente 30/35 anos. Você também já deve ter ouvido falar em geração Z, composta por jovens que estão entrando na faculdade (por volta de seus 20 anos).


Essas são as gerações que estão deixando as empresas e os líderes atuais de cabelo em pé. Os líderes em posição de chefia de hoje são aqueles que nasceram bem antes dessa nova geração Y e Z e possuem um modo de enxergar a carreira e a profissão que difere muito da visão que esses jovens possuem. Surgem então diversos conflitos internos devido à falhas de comunicação por um não entender o modo de pensar e agir do outro.


Porque é tão importante entender essas gerações?


Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), as gerações Y e Z representam mais de 60% da população mundial. Até 2025 só a geração Y representará 75% da força de trabalho.


Além de estarem chegando com força total e em grande número, esses jovens querem mais liberdade. Pra piorar a situação da liderança, a maneira tradicional como aprendemos as coisas não funciona mais. Você vai fazer um treinamento de como dar feedback ou gerir conflitos e quando chega na segunda-feira vai aplicar o que aprendeu e não funciona. Claro! pessoas não são computadores que reagem da mesma forma sempre e a sua equipe não vai ser diferente disso!


Qual a saída então?


Bom, em primeiro lugar, se você quer ter uma equipe de alta performance e muito engajamento, você vai precisar entender como cada pessoa da sua equipe funciona. Você sabe como você mesmo funciona?


Em segundo lugar, é preciso mudar a mentalidade da chefia atual. Não adianta repetir aquela velha frase "ah, essa geração Y/Z aí não quer nada com nada, eles tem muito o que aprender ainda, na minha época não era assim" As épocas mudaram, e é preciso se reinventar na liderança, caso contrário sua equipe vai trabalhar para uma startup ou vai abrir a sua própria startup.


O que tem de tão legal nas startups? A base da motivação da nova geração é o que eu chamo de tríade da motivação: Propósito, Empoderamento e Evolução. As startups tem tudo isso? tem sim, é por isso que elas fazem o sucesso que fazem. 


  • Propósito: basicamente as novas gerações estão sempre buscando um “por quê” no que elas fazem, um sentido maior que apenas um salário no final do mês. Elas precisam ter certeza de que o fruto dos seus trabalhos estão sendo usado para alguma coisa útil no mundo. A sua função como líder é encontrar um propósito para o projeto e deixar isso muito claro para sua equipe.

  • Empoderamento: as novas gerações precisam de liberdade e autonomia para criarem o seus próprios caminhos para resolverem os problemas. Seu papel como líder é dar a visão e alinhar as restrições e eles encontram os caminhos de como fazer.

  • Evolução: elas estão constantemente buscando aprender, aprender e aprender. Além disso elas querem ter certeza de que estão usando todo o conhecimento que tem para construir algo melhor para o mundo e evoluindo junto com ele.


Se pergunte todos os dias: será que todos estão alinhados com o propósito? eles estão indo na direção certa ou preciso dar mais feedbacks ? (se você quiser ler mais sobre feedback acesse meu artigo em: Como engajar a sua equipe através de feedback assertivo). Eles estão conseguindo usar seus conhecimentos e estão aprendendo?


Logo você identifica quem da equipe é melhor em quê, e pode até se aventurar a aplicar a famosa gestão por competência, onde você coloca "a pessoa certa na atividade certa", mas isso é tema para outro artigo :)


Boa sorte na sua jornada!


Flavio Peres é mentor, palestrante, consultor e especialista em liderança e desenvolvimento corporativo, certificado no mais alto nível de gestão de projetos e eleito 5 vezes consecutivas Great Leader Award. Liderou transformações digitais com equipes ágeis de alta performance por mais de 15 anos em grandes empresas multinacionais na área de TI, e criou sua própria metodologia de desenvolvimento da liderança chamado Estado da A.R.T.E.

Sua missão é transformar a Liderança no Brasil para que esses Líderes transformem o mundo corporativo em um lugar melhor para todos!




8 visualizações

Informações:

Soluções:

E-mail: contato@flavioperes.com.br

Telefone: (19) 99791.8056

Contato:

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook Social Icon
  • Instagram

Faça parte do Clube VIP e tenha ACESSO EXCLUSIVO A:

Artigos

Ferramentas de Gestão, Liderança e Produtividade

Descontos em treinamentos

Acesso a Workshops

Muito mais!

Copyrights © 2019 - Flavio Peres, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

|

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now