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  • Flavio Peres

Pare de dar feedback para a sua equipe!


Calma, não se assuste com o título desse artigo. Na verdade saber dar e receber feedback é extremamente importante, principalmente se você é líder de equipe. Tanto é importante que eu publiquei um artigo recentemente aqui no meu LinkedIn sobre como gerar engajamento através do feedback assertivo (pode ser acessado por aqui) com várias dicas e técnicas de como fazer um bom feedback.


O título desse artigo é para chamar a atenção daqueles que focam todas as suas energias no passado e abusam do feedback como ferramenta de implicância com algo que já passou e não volta mais. Pensa comigo: ninguém (ou queremos acreditar que quase ninguém) levanta da cama de manhã querendo cometer enganos. As pessoas querem acertar, correto? E seguindo essa lógica as pessoas que cometem algum deslize já estão se sentindo culpadas pelo que fizeram e isso está sendo um fardo para essas pessoas. Aí você como gestor vai lá e enfatiza o que aconteceu através do feedback só para piorar a situação.


Mais importante do que saber fazer um bom feedback é saber a hora certa de fazer, ou apenas não fazer. É aí que entra um outro conceito que eu gosto muito: Feedforward.


Enquanto o "Feedback" se trata do passado , no "Feedforward" você está falando de futuro. A idéia geral do feedforward é que você não precisa esperar uma situação ruim gerar um impacto negativo para falar, você antecipa o "Feedback" antes que a situação ocorra, orientando seus liderados sobre possíveis obstáculos, contratempos ou mesmo responsabilidades que você espera deles. Nessas conversas de feedforward você vai alinhar o que é esperado deles e o que você acha que eles devem começar a fazer que ainda não fazem. 


Vantagens do Feedforward:


  • Podemos mudar o futuro, mas não o passado. O feedforward foca num futuro positivo, em vez de um passado negativo, aumentando as chances de sucesso.

  • É mais produtivo ajudar uma pessoa a estar certa do que mostrar que ela está no caminho errado. Mesmo o feedback construtivo costuma ser visto como negativo. O feedforward é positivo porque se concentra nas soluções.

  • As pessoas tendem a gostar de receber idéias que contribuam para alcançar suas metas.

  • As pessoas tendem a levar o feedback para o lado pessoal, mesmo que a idéia do feedback construtivo é enfocar o desempenho, e não a pessoa.

  • A maioria das pessoas odeia dar e receber feedback negativo. A maioria das pessoas não é muito boa em dar ou receber feedback negativo.

  • O feedforwad tende a ser mais eficaz que o feedback, pois oferece idéias para o futuro.

  • Certa ou erradamente, o feedback está associado a julgamento, o que pode levar a resultados muito negativos. O feedforward tem o foco de ser útil e portanto é mais fácil de ouvir.

  • Com o feedforward, você não apenas transmite a mensagem certa, como garante que aquele que ouve seja mais receptivo ao conteúdo, mais aberto à mudanças e mais voltado para as promessas do futuro do que para as falhas do passado.


As vezes eu uso o feedforward mesmo para coisas que já aconteceram. Por exemplo digamos que um funcionário que é líder técnico da equipe não está acompanhando a equipe adequadamente e isso está impactando no resultado da entrega do projeto. Ao invés de eu chamar o funcionário e dizer o que aconteceu (o famoso feedback), eu uso o feedforward, ou seja, em algum momento oportuno eu o chamo e mostro pra ele o quanto eu o considero importante para o projeto e que os outros funcionários se espelham nele como uma referência em determinado conhecimento, portanto seria muito interessante se ele usasse esse conhecimento para orientar os demais e que se ele o fizer, o projeto vai conseguir resultados muito melhores futuramente.


O ponto é: pra que ficar remoendo o passado? Ao invés disso, pergunte-se como você gostaria que fosse daqui pra frente.


No exemplo acima, é muito importante que o funcionário traga idéias de como ele pode fazer esse acompanhamento junto à equipe. Quando um funcionário participa da decisão, o nível de engajamento para fazer aquele idéia funcionar é muito maior e as chances de sucesso aumentam. Além do que ele estará trabalhando em algo que ele trouxe como idéia, aumentando o seu nível de motivação em trabalhar na sua própria idéia.


Boa sorte na sua jornada!


Flavio Peres é mentor, palestrante, consultor e especialista em liderança e desenvolvimento corporativo, certificado no mais alto nível de gestão de projetos e eleito 5 vezes consecutivas Great Leader Award. Liderou transformações digitais com equipes ágeis de alta performance por mais de 15 anos em grandes empresas multinacionais na área de TI, e criou sua própria metodologia de desenvolvimento da liderança chamado Estado da A.R.T.E.

Sua missão é transformar a Liderança no Brasil para que esses Líderes transformem o mundo corporativo em um lugar melhor para todos!




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